Blog

Inteligência Comercial: estratégias assertivas na hora de investir

No cenário empresarial em constante desenvolvimento, o processo de tomada de decisões em relação a investimentos é uma das tarefas mais críticas e desafiadoras que os gestores enfrentam. E é aqui que a inteligência comercial se destaca como uma ferramenta vital para empresas que buscam investir com precisão e sabedoria. 

Neste blog, falaremos sobre a relação entre inteligência comercial e investimento estratégico. Vamos explorar como uma abordagem inteligente pode orientar escolhas de investimento e capacitar as empresas a maximizar seus retornos. 

Prepare-se para descobrir estratégias que o ajudarão a navegar pelo complexo mundo dos investimentos com confiança e sucesso. Continue lendo!

Mix de Produtos: o que é e como usar a favor da sua loja

O mix de produtos é uma ferramenta poderosa e que pode impulsionar o sucesso da sua loja, desde que seja gerenciado de maneira estratégica e informada. Ele se refere à variedade de produtos que sua loja oferece aos clientes.

Dessa forma, existem alguns passos a serem seguidos para monitorar o sucesso desse mix de produtos. Veja as etapas a seguir:

  1. Conheça seu público-alvo;
  2. Divida seu público-alvo em segmentos menores e adapte seu mix de produtos para atender às necessidades específicas de cada grupo;
  3. Avaliação constante do desempenho de cada produto no seu mix;
  4. Introduza regularmente produtos novos e inovadores para manter o interesse do público;
  5. Priorize os produtos de alta margem que contribuem significativamente para seus resultados financeiros;
  6. Fique atualizado com as tendências do mercado e as mudanças nas preferências dos consumidores.

Ao seguir esses passos, você estará no caminho certo para otimizá-lo e elevar os resultados da sua loja a um novo patamar. 

Acelerando o giro de produto e estoque

Quando se trata de gerenciar um negócio eficiente e lucrativo, acelerar o giro de produtos e estoque é um dos desafios centrais que os varejistas e empresários enfrentam. 

O giro de produtos refere-se à rapidez com que seus produtos saem das prateleiras, enquanto o giro de estoque envolve a frequência com que você repõe seus itens Dominar essas métricas é essencial para maximizar a eficiência, minimizar custos e impulsionar a lucratividade. 

Um giro de produto e estoque mais rápido traz uma série de benefícios significativos para o seu negócio, como:

  • Otimização de recursos: produtos que não estão se movendo rapidamente ocupam espaço valioso de armazenamento e capital;
  • Minimização de custos: manter estoques excessivos resulta em custos adicionais de armazenamento e risco de obsolescência; 
  • Maior lucratividade: produtos em constante movimento geram receitas constantes;
  • Satisfação do cliente: produtos sempre disponíveis no estoque atendem às necessidades dos clientes, aumentando a satisfação e a fidelidade.

Acelerar o giro de produto e estoque é uma estratégia fundamental para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a lucratividade. Ao adotar essa abordagem você estará posicionando sua empresa para atender às demandas do mercado de forma ágil e responsiva. 

Lembre-se de que não existe uma abordagem única para todos. Adaptar essas estratégias à natureza específica do seu negócio é a chave para alcançar resultados sólidos e sustentáveis.

Avaliando a rentabilidade de produtos 

Avaliar a rentabilidade de produtos e fornecedores é um passo essencial para garantir que sua empresa esteja maximizando seus ganhos e tomando decisões informadas.A rentabilidade não se trata apenas de quanto você ganha com suas vendas, mas também de considerar todos os custos associados a essas operações. 

Para calcular a rentabilidade dos produtos, é necessário considerar algumas questões. Dentre elas a margem de lucro bruto, que é a diferença entre o preço de venda de um produto e o custo direto de produção ou aquisição. Para calcular esse valor é preciso utilizar a seguinte fórmula: Margem de lucro bruto = (Receita – custo dos produtos vendidos) / Receita.

Além do custo direto do produto, você deve levar em consideração os custos indiretos, como despesas gerais e de administração, marketing e logística associados ao produto.

Por fim, a rentabilidade líquida leva em conta todos os custos associados ao produto, incluindo despesas operacionais e administrativas. A fórmula utilizada para isso é muito simples: Rentabilidade líquida = Lucro líquido / Receita.

Assim, você poderá tomar as melhores decisões, como a priorização de produtos mais rentáveis; a negociação com fornecedores para obter melhores condições; a identificação dos produtos ou fornecedores que estão gerando prejuízos; e a realocação de recursos para focar em produtos e fornecedores mais lucrativos.

Decifrar a rentabilidade de produtos e fornecedores exige uma abordagem analítica e estratégica. Utilize essas informações para tomar decisões informadas que maximizem sua rentabilidade geral e posicionem sua empresa em um caminho de crescimento sustentável.

Analisando o desempenho promoções inteligentes

Promoções são uma ferramenta poderosa para estimular as vendas e atrair a atenção dos clientes, porém, é fundamental abordá-las de maneira estratégica e avaliar seu impacto de forma cuidadosa. 

Para definir a melhor abordagem, o primeiro passo é ter objetivos claros, caso você queira aumentar as vendas, atrair novos clientes ou melhorar o reconhecimento da marca. O segundo passo é organizar descontos significativos e atraentes. Certifique-se de que o valor da promoção seja perceptível para os clientes.  

Outro ponto é utilizar gatilhos mentais, como por exemplo o da urgência ou da escassez, criando um prazo ou limite para promoção. Isso incentiva os clientes a agir rapidamente. Todo esse processo deve ser feito em um meio de comunicação que seja efetivo para seu público-alvo. 

Após seguir todas essas ações de forma estratégica, é preciso checar a eficácia dessa promoção, para analisar se faz sentido repeti-la ou não. 

Os indicadores relacionados são os primeiros pontos a serem vistos, como o aumento de vendas, retorno sobre investimento, novos clientes e outros bons resultados. Além disso, calcule a receita gerada pela promoção e subtraia os custos associados, incluindo descontos e custos operacionais. Isso fornecerá uma visão clara da rentabilidade da promoção.

Assim, analise se a promoção atraiu novos clientes ou apenas incentivou os clientes existentes a comprar mais. Além disso, também peça feedback aos clientes para entender como eles perceberam a promoção. Isso pode fornecer informações para melhorar promoções futuras.

Promoções inteligentes podem ser um catalisador para o crescimento do seu negócio, desde que sejam planejadas estrategicamente e avaliadas com precisão. 

Lembre-se de que cada promoção é uma oportunidade de aprendizado, permitindo que você refine suas estratégias ao longo do tempo e ofereça ofertas ainda mais eficazes e que impulsionam o desempenho da sua empresa.

Gostou desse tipo de conteúdo e quer saber mais sobre inteligência comercial para impulsionar suas vendas?

Vem para #Mude, um movimento que surge como uma forma de mudar a mentalidade do mercado e trazer novas oportunidades para sua empresa. Acesse nosso site para saber mais!