Possuir um Ponto de Vendas, ou simplesmente PDV, eficiente é crucial na jornada de compra do cliente, uma vez que 70% das decisões de compras acontecem por lá.
Seja ele físico ou online, é preciso torná-lo atraente, traçando estratégias para que o Ponto de Venda seja verdadeiramente útil ao consumidor. Portanto, não se deve, em hipótese alguma, deixar o Ponto de Venda desorganizado, pois isso coloca o relacionamento com o cliente em jogo.
Além da organização, existem outras boas ações que otimizam o seu ponto de vendas, tornando-os mais eficazes.
Neste blog, te mostraremos 10 técnicas infalíveis para aumentar as vendas no seu PDV. Continue lendo!
O layout do ponto de venda engloba todos os seus aspectos visuais, desde as cores, fontes e formatos até a organização dos itens na loja. Por isso, possuir um layout visualmente agradável é essencial para a boa relação com o cliente, pois funciona também como estímulo para que ele efetue a compra.
É preciso tornar a sua loja apresentável, para que as pessoas sintam vontade de ir até ela. Para essa otimização, convém realizar uma autoanálise e perceber quais pontos do layout do seu negócio necessitam de mudanças.
É bastante comum que as vitrines sejam o primeiro contato que as pessoas vão ter com a sua loja, portanto, é fundamental torná-las atrativas, e isso pode ser feito de diferentes formas.
Além de investir no visual, você pode incluir nas vitrines os seus produtos que estão em oferta, ou ainda os que você costuma vender mais, já que, por experiência própria, você sabe que eles são mais procurados.
O preço sempre será um dos fatores determinantes para a efetuação da compra. A depender do segmento do seu negócio e da sua persona, você poderá personalizar a forma como trabalha o valor dos seus produtos.
Existem lojas que destacam o preço nas etiquetas dos produtos ou em displays, assim como algumas optam por escondê-los. Também existem estratégias que são utilizadas para persuadir o cliente a comprar determinado produto, como ancoragem de preço, preço com valores quebrados ou informar o valor em parcelas, ao invés do total.
Na hora de estruturar a organização dos itens na sua loja, seja ela física ou virtual, imagine o caminho que você deseja que o consumidor percorra. Simular esse trajeto serve para definir as melhores estratégias de vendas para determinados produtos.
No online, quanto menos objeções, melhor. Logo, deve-se simplificar o caminho da compra com um trajeto lógico e intuitivo. Já nas lojas físicas, é importante organizar os corredores e as prateleiras de modo a fazer com que o cliente encontre facilmente o que procura e se interesse em explorar a loja.
Para incentivar um novo cliente a visitar a sua loja, você pode criar ofertas promocionais. Essa ação, além de incentivar o consumo, também serve para o cliente conhecer o seu negócio e o seu produto, o que pode levar à fidelização.
Para essas ações promocionais, você pode utilizar datas comemorativas, como dia das mães,Black Friday e Natal. Indo mais além, você também pode investir em eventos de lançamento, com coquetéis, degustação e até brindes.
Um atendimento de qualidade tem o poder de garantir a satisfação do cliente. Por isso, é importante investir no treinamento dos colaboradores, de modo a garantir um atendimento de excelência.
Além da educação e simpatia, é importante qualificá-los para que se posicionem como consultores dos clientes. Isso envolve buscar soluções, tirar dúvidas e possíveis objeções.
Para lojas virtuais, o atendimento humanizado se torna ainda mais importante, já que qualquer objeção pode se tornar motivo para desistência.
Os pontos focais, também conhecidos como “hot points”, são os locais que chamam mais atenção na sua loja. Esse destaque pode ser nas vitrines, prateleiras, araras ou corredores.
Para otimizar esses locais, você pode caprichar na decoração, utilizando luzes, cores e o layout de modo a chamar a atenção do consumidor para o que você está querendo vender.
Cross-merchandising nada mais é do que uma ação que planeja vender mais itens complementares em uma compra. Essa prática busca aumentar o ticket de compra, muitas vezes sugerindo produtos agregados que o cliente nem sabia que precisava.
Essa ação é bastante comum em lojas online, que sugerem produtos complementares, como meias, caso o cliente esteja comprando um tênis, e oferecem benefícios caso o cliente compre mais itens, como o frete grátis.
Mas também é possível fazer isso em pontos de venda físicos seguindo a mesma lógica. Você pode posicionar produtos estrategicamente perto de outros que costumam sair mais ou que literalmente se complementam, como um notebook e um mouse.
Como vimos anteriormente com os pontos focais, a visão costuma ser o sentido mais estimulado em pontos de venda, principalmente nos virtuais, mas também é essencial criar um ambiente com experiências sensoriais que estimulem a compra.
Em pontos de venda físicos, utilize músicas que tenham significado para o seu segmento e que agradem à sua persona. Aplique fragrâncias para dar mais vida aos seus produtos e, claro, também os deixem disponíveis para serem tocados.
Mesmo que você não venda produtos alimentícios, também vale oferecer coquetéis ou degustação, porque isso proporciona uma experiência de compra melhor para o cliente.
Quando um cliente visita a sua loja, os gatilhos mentais podem ser o fator crucial para que ele execute a compra. Essa estratégia, quando alinhada com algumas dessas outras dicas, otimiza as suas vendas.
Por exemplo, se utilizar o gatilho da escassez com alguma promoção sugere que aquela é a melhor oportunidade que o cliente terá para adquirir determinado produto.
Com todas essas dicas, esperamos que você possa proporcionar a melhor experiência possível para seus clientes. Somente assim, com qualidade e profissionalismo, é que você poderá aumentar as suas vendas no Ponto de Venda .
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