Além de um bom marketing e gestão financeira, o PDV é de crucial importância para a existência e continuidade do seu negócio.
O ponto de venda (PDV) é um local onde a empresa exibe seu produto ou serviço a fim de fazer com que seus clientes tenham contato com ele.
É através dele que os clientes podem descobrir o seu produto e realizar a compra, ou seja, as suas vendas dependem de sua eficácia e eficiência.
Mas, apesar disso, muitos empreendedores ignoram sua importância ou sequer sabem como ele deve funcionar. Por isso, hoje iremos te apresentar alguns pontos que você pode estar deixando a desejar, além das vantagens de se ter um bom PDV. Continue lendo!
O PDV é uma chance valiosa de influenciar na tomada de decisão dos consumidores, fazendo com que efetuem a compra.
Nesse quesito, o ponto de vendas pode ser tanto uma loja física quanto virtual, próprio da empresa ou compartilhado, exclusivo ou multimarcas, mas o objetivo é o mesmo: aumentar o número de vendas.
Mas para que isso aconteça da melhor forma possível, é preciso que seu negócio cumpra com algumas ações, como:
Alguns exemplos de PDV são lojas físicas ou virtuais, quiosques, marketplaces, supermercados e outros ambientes em que se efetuam as vendas.
Pensando nisso, a escolha de ambiente do seu PDV também deve ser feita estrategicamente, pensando no que é melhor para o segmento da sua empresa e como esse local afetará positivamente as suas vendas.
Por exemplo, se você vende roupas, é bem possível que seus clientes desejem testá-las antes de efetuar a compra. Portanto, convém contar com uma loja física onde eles possam conferir o seu produto.
Caso essa não seja uma opção viável, ao optar por uma loja de roupas online, o que você pode fazer é oferecer o máximo de detalhes possíveis sobre o produto, como tabela de medidas, de qual material é feito, descrição, sugestões de uso e etc.
O que diferencia um ponto de vendas eficaz é a forma como ele proporciona aos possíveis clientes a experiência com o produto ou serviço oferecido.
Daí surgem oportunidades de manter o PDV sempre atualizado, dando destaque aos produtos, fazendo com que chamem a atenção e despertem desejo.
Em geral, é no PDV que os consumidores efetuam a compra. As pessoas tinham uma necessidade, pesquisaram a respeito, encontraram o seu produto, se interessaram por ele e, por fim, o compraram. Portanto, o ponto de venda está presente no momento mais importante do processo, a compra.
Hoje em dia, a integração tecnológica já permite que o cliente realize a compra sem o intermédio de um vendedor, por exemplo. E a utilização de um sistema para ponto de vendas se faz bastante necessária quando pensamos na gestão, independente do tamanho da sua empresa.
O sistema não é o PDV em si, mas uma ferramenta usada para captar, reunir e acompanhar a frente de caixa, que registra as vendas e emite notas e cupons fiscais.
A partir desse recurso, é possível controlar e acompanhar as vendas da empresa, automatizar processos, gerenciar estoque, emitir e enviar notas fiscais aos clientes e ao setor financeiro.
Entre os benefícios de se utilizar um sistema para ponto de vendas, estão:
Para tornar essa estratégia cada vez mais eficaz, é preciso alinhar os setores da sua empresa de maneira a dar relevância aos seus pontos de vendas, caso exista mais de um.
O cliente deve saber não só que eles existem, mas onde encontrá-los e como eles funcionam.
Apesar de parecer uma tarefa complicada, o PDV já está incluso de forma inata na maioria dos negócios, mas nem sempre com a atenção devida.
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