Notícias

Serviços de TI no Brasil crescem 7,4%, segundo IDC

Serviços de TI no Brasil crescem 7,4%, segundo IDC

Apesar do mau momento do econômico e político no Brasil, o setor de serviços e telecomunicações conseguiu se destacar, segundo dados da consultoria IDC Brasil. Os dados analisados fazem parte do estudo IDC IT Services Tracker 2015 H1 realizado pela instituição. Foi constatado que entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015 o mercado brasileiro de serviços de TI registrou alta de 7,4% na comparação com o período que vai do segundo semestre de 2013 ao primeiro semestre de 2014.

De acordo com o analista sênior de Pesquisas da IDC Brasil, Renato Rosa, os dados estão de acordo com a expectativa da consultoria. O analista afirmou, porém, que o crescimento do mercado começou a desacelerar neste ano de 2015. "O desempenho nos primeiros seis meses de 2015 foi considerado tímido", destacou. Segundo ele, tal fator se deve ao mercado ter sentido os impactos gerados pelo baixo desempenho econômico do país atualmente, fazendo com que diversos setores da indústria, principalmente os que não são dependentes da TI, diminuíssem os investimentos em 2015.

Apesar do cenário crítico, Renato Rosa ainda acredita que o setor de TI tem muito potencial para crescer no país. "Nossa expectativa é de que o mercado siga crescendo, porém com menores taxas nos próximos semestres". De acordo com ele, parte dos investimentos que são realizados no setor de TI estão migrando de serviços tradicionais para a 3ª plataforma, sendo que há uma aceleração considerável no uso da computação em nuvem por conta de alguns dos seus benefícios como a flexibilidade e agilidade.

Em relação ao Big Data, o analista afirmou que "o mercado começa a reconhecer e explorar a análise dos dados revertendo isso em melhores decisões para os negócios".

Fonte: Canaltech

Romae