Notícias

Prótese permite que crianças acoplem

Prótese permite que crianças acoplem

A tecnologia de próteses e impressão 3D já tem ampliado as capacidades de pessoas que sofrem com a ausência de membros – e essa ajuda acaba de se tornar mais criativa e divertida.

Uma equipe da Universidade Umeå, na Suécia, desenvolveu uma prótese de braço chamada IKO que permite que seus usuários acoplem "extensões" próprias inventadas com Lego no lugar das mãos.

Segundo Carlos Arturo Torres, líder da equipe de desenvolvimento, o aparelho pode ajudar crianças amputadas ou com má formação a socializar mais facilmente, transformando suas próteses em brinquedos de infinitas possibilidades.

O IKO é um sistema prostético criativo projetado para que crianças explorem e empoderem sua criatividade de uma forma divertida, social e amigável", escreve a equipe por trás do projeto.

"E se as crianças pudessem usar sua imaginação para criar ferramentas de acordo com suas necessidades? E se as crianças pudessem fazer próteses e se divertir ao mesmo tempo? Aprendendo. Criando. Sendo crianças."

A equipe de Torres criou um protótipo funcional do aparelho, e o testou junto a um garoto chamado Dario.

No vídeo divulgado pelos engenheiros, é possível vê-lo brincar com algumas das extensões – uma "garra" robótica e um "canhão de luz", entre outras.

Ainda não há uma data estimada para o lançamento do sistema IKO no mercado.

Mas é possível ver a tecnologia em ação no vídeo abaixo:



Fonte: Exame

Romae