Notícias

Profissionais da área médica fazem debate sobre autismo

Profissionais da área médica fazem debate sobre autismo

A capital potiguar será palco, nesta sexta-feira e sábado, dias dias 08 e 09 de abril, do II Simpósio ‘Dialogando Sobre o Autismo’. Com a presença de diversos profissionais da área médica do Rio Grande do Norte e de outros estados do país, o evento, que acontecerá no hotel Holiday Inn, tem como finalidade debater assuntos que norteiam os Transtornos do Espectro Autista – TEA. O Simpósio é uma realização do Núcleo de Integração Sensorial e AD Tempus.

Por ser uma condição permanente, quem nasce com autismo permanecerá ao longo da sua vida convivendo com as particularidades do TEA. Por isso, mais do que esclarecer as condições de vida dessas pessoas, o Simpósio quer trabalhar o conceito de aceitação, entendimento e compreensão do quadro para que pacientes e familiares possam viver em harmonia. Além disso, o encontro busca chamar a atenção da sociedade para uma questão particular, a inclusão. Afinal, as pessoas que nascem com autismo circulam por todos os ambientes – escolas, shoppings ou praias– e é preciso que a sociedade como um todo esteja tão preparada quanto elas para esse entendimento mútuo.

No primeiro dia, o Simpósio debaterá temas como: “A importância do diagnóstico, avaliação e intervenção precoce do autismo”, “Perspectivas da neurociência para diagnóstico do TEA”, “Atuação do psiquiatra junto a criança autista”, “Procedimento de Avaliação e monitoramento de pessoas com TEA”, “Os diversos aspectos genéticos do autismo: riscos e possibilidades” e “Aspectos Gastrointestinais do autismo”. Para finalizar, haverá uma mesa redonda que discutirá “A importância das diversas abordagens profissionais no autismo”.

No segundo dia, o evento tratará os seguintes assuntos: “Políticas Públicas do Autismo”, “Avaliação Psicopedagógica no Autismo”, “AEE – Atendimento Educacional Especializado”, “Curricullum Funcional Natural”, “O impacto da disfunção sensorial na criança autista e o uso de estratégia no seu cotidiano”, “Reflexões sobre comunicação e linguagem no TEA” e “Os aspectos da interação e comunicação social do autismo”. Por fim, uma mesa redonda abordará Intervenções na criança e no adolescente no TEA”.


Serviço:
II Simpósio Dialogando Sobre o Autismo
Data: 08 e 09 de abril
Horário: 8h às 19h
Local: Holiday Inn, Av. Sen. Salgado Filho – 1906
Inscrições on-line: www.crioneventos.com.br
Valor: R$ 200,00
Informações: (84) 3091-2842 ou contato@crioneventos.com.br

Fonte: Tribuna do Norte

Romae