Notícias

Luva inteligente permite 'sentir' a realidade virtual

Luva inteligente permite 'sentir' a realidade virtual

Já pensou poder sentir a realidade virtual? É isso que a luva inteligente Gloveone promete fazer. O usuário utiliza as duas mãos para sentir e interagir com objetos virtuais, que só existem na tela ou óculos de realidade virtual. O projeto está em fase de arrecadação no site de financiamento coletivo Kickstarter.

Desenvolvido pela empresa espanhola NeuroDigital Technologies, o aparelho permite que o usuário sinta a forma, o peso e todas as características físicas do objeto virtual que estiver vendo em seu dispositivo. É possível, por exemplo, segurar a asa de uma borboleta, esmagar uma bolinha, entre outras ações.

A “mágica” é possível por uma tecnologia que traduz sensações de toque em vibrações. A luva Gloveone possui 10 dispositivos distribuídos ao longo da palma e dos dedos, que vibram de forma independente e com frequências e intensidades diferentes, tornando possível a reprodução de sensações e toques precisos mesmo em um ambiente virtual.

O projeto já bateu a meta inicial de U$ 150 mil (cerca de R$ 470 mil), mesmo faltando alguns dias para o fim da campanha no Kickstarter. Gloveone pode ser comprada por U$ 170 (cerca de R$ 534,23) e a entrega está prevista para dezembro de 2015. A luva também pode ser enviada para o Brasil.

Confira um vídeo da Gloveone em ação:



Fonte: Techtudo

Romae