Notícias

Congresso on-line sobre autismo recebe inscrições de participantes

Congresso on-line sobre autismo recebe inscrições de participantes

O 1º Congresso Nacional On-line de Integração Sensorial começa na segunda-feira (6) e termina no domingo (12). O objetivo é discutir o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) com profissionais que atuam na área. As inscrições são feitas pelo site do congresso. A participação é gratuita.

Conforme a organizadora do congresso, a terapeuta ocupacional de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, Gabrielle Grube Pereira, os interessados podem se inscrever para a programação completa ou para as palestras que desejar.

Serão 24 palestras dadas por médicos, pedagogos, psicólogos, pais de autistas, fonoaudiólogos e integrantes de movimentos ligados ao autismo.

Gabrielle vai ministrar a primeira palestra na segunda, às 10h, sobre as características do processo sensorial dos autistas. Ela recomenda o congresso para famílias de pessoas com autismo e profissionais que trabalham com o tema.

“Trabalho nesta área há mais ou menos quatro anos. Conversei com algumas pessoas que também estão envolvidas com esta causa e resolvemos promover o congresso pela internet”, afirma.

Até a tarde deste domingo (5), o congresso já tinha recebido 4,3 mil inscrições. “Há pessoas de todos os estados brasileiros e de 15 países”, conta.

Segundo a terapeuta, o participante se inscreve no site e recebe um link pelo e-mail cadastrado para assistir à palestra, que é transmitida ao vivo. A explanação pode ser acessada em aparelhos celulares, tablets e computadores.

O autismo é um transtorno de comportamento. As características principais são a falta de interação social, a repetição de comportamentos e a dificuldade na fala. Os sintomas aparecem, normalmente, até os três anos de idade.

Fonte: G1

Romae