Notícias

Celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, diz IBGE

Celular já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, diz IBGE

Pela primeira vez na história, o telefone celular é o principal meio de acesso à internet nos domicílios brasileiros. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que 80,4% dos lares conectados à web preferem usar o telefone móvel para navegar.

Em 2013, 16,8 milhões de casas tinham o celular como principal dispositivo de acesso à internet. Esse número saltou para 29,6 milhões em 2014, segundo o IBGE, e pela primeira vez ultrapassou o número de residências que prefere o PC. A nova pesquisa revela que os microcomputadores são preferência de 76% dos domicílios. Em terceiro lugar aparecem os tablets, escolha de 21% das famílias.

Apesar da predileção pelo celular, o acesso à internet pelo PC aumentou em um ano. Em 2013, 27,6 milhões de casas usavam o microcomputador para navegar na rede, chegando a 28,2 milhões em 2014. Mas como a quantidade de residências com acesso à web no Brasil também cresceu nesse período, a preferência pelo telefone celular acabou crescendo mais do que o PC.

O acesso pelo celular - que inclui tanto smartphones quanto feature phones - é ainda mais proeminente nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com 92% e 86% das residências, respectivamente. Já o uso do PC é maior nas regiões Sudeste e Sul, para 82% e 83% dos domicílios, respectivamente.

Ainda de acordo com o IBGE, pela primeira vez, mais da metade das casas brasileiras possui acesso à internet. Em 2013, eram 48%, e, um ano depois, esse número saltou para 54%. Semelhante foi o crescimento da população que possui telefone celular, indo de 132,2 milhões em 2013 para 136,6 milhões em 2014.

Fonte: Olhar Digital

Romae