Notícias

Câncer de Mama: a importância da campanha Outubro Rosa

Câncer de Mama: a importância da campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa, que ficou conhecida mundialmente em 2002 e chegou com força no Brasil em 2009 é um dos assuntos mais comentados deste mês. São instituições e empresas vestindo a cor, campanhas nas ruas, tudo para chamar a atenção para a prevenção contra o câncer de mama.

Informações importantes – O Outubro Rosa tornou-se uma campanha intensa no mundo. São tantas ações que, quando o mês termina, está todo mundo cansado de ouvir falar em Outubro Rosa, não é mesmo? Mas essa insistência no tema faz muito sentido quando alguns dados são levantados.

Você sabia que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o mundo? Ele também é a maior causa de morte por câncer de mulheres: são cerca de 520 mil mortes por ano.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre 2014 e 2015 mais de 57 mil novos casos foram descobertos no Brasil, um risco estimado em 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

Incidência maior no Sul – O Sul do Brasil está em segundo lugar entre as regiões brasileiras onde o câncer de mama aparece com mais frequência.

1º – Sudeste – 71,18 novos casos a cada 100 mil
2º – Sul – 70,98 novos casos a cada 100 mil
3º – Centro-Oeste – 51,30 novos casos a cada 100 mil
4° - Nordeste – 36,74 novos casos a cada 100 mil

De acordo com a assistente social da Associação Unidos Contra o Câncer, Leila Rezende Ferrari, se descoberto precocemente a paciente com câncer de mama tem 90% de cura. “Quanto mais cedo diagnosticado, mais eficaz será o tratamento. Por isso a importância da conscientização, porque é uma maneira de incentivá-las a se prevenir. Se já existe caso na família o exame deve ser feito constantemente, se não, indicamos a partir dos 40 anos. O autoexame também é essencial. A mulher precisa se observar e se conhecer”, ressalta.

Confira abaixo os sinais e sintomas da doença:

- Nódulo único endurecido
- Abaulamento de uma parte da mama
- Edema (inchaço) da pele
- Eritema (vermelhidão) na pele
- Inversão do mamilo
- Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
- Sensação de nódulo aumentado na axila
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
- Inchaço do braço
- Dor na mama ou mamilo

Fonte: Engeplus

Romae