Notícias

Alteração na alíquota interna de ICMS do Ceará para 18%

Alteração na alíquota interna de ICMS do Ceará para 18%

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Lei n° 16.177/2016, alterou de 17% para 18% a alíquota interna do ICMS. A alteração entra em vigor a partir de 01/04/2017. Confirme com seu Setor Contábil a necessidade de adequação de sua empresa a essa lei.

Confira a seguir instruções de como realizar a alteração no Taylor:

01. O procedimento deve ser feito após a movimentação do dia 31/03/2017 e antes da movimentação do dia 01/04/2017, de modo a não interferir com a alíquota vigente de cada dia.

02. É recomendável a realização de um backup antes de realizar o procedimento de alteração;

03. Na rotina ALÍQUOTAS (Taylor Gerenciador / Módulo Contabilidade), em UF de Origem informar CE. Para a UF de Destino CE informar 18%.

04. Na rotina ATUALIZAÇÃO DE DADOS TRIBUTÁRIOS (Taylor Gerenciador / Módulo Comercial 1 / Atualização de Produtos), selecionar a opção Especificar Lojas e informar as lojas da empresa localizadas no estado do Ceará. Em Alíquota de ICMS informar 18%. Caso tenha alguma filtragem de produtos para aplicar essa alteração, utilizar o filtro de produtos localizado à esquerda da tela. Para atualizar os produtos, clicar em Processa;

05. Após atualização dos dados tributários, gerar e enviar um arquivo de comunicação para as lojas. Para empresas online a mudança é imediata.

Observação: Clientes com impressoras fiscais devem ter cadastrado nos seus equipamentos a alíquota de 18% de ICMS. A atualização dos dados tributários sem o cadastramento da alíquota no ECF ocasionará problemas no ato da venda.

Romae